quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ATENÇÃO: 5 milhões de senhas do Gmail vazam em site Russo




Atenção: 5 milhões de senhas do Gmail vazaram em um fórum russo.

Uma postagem feita em um fórum de Bitcoin localizado na Rússia pode conter um enorme vazamento de contas e senhas do Gmail (e que garantem acesso a outros serviços da Google, claro). Se tudo o que foi publicado for verdade, aproximadamente 4,93 milhões de perfis foram expostos na publicação.
O responsável, que posta sob o apelido de tvskit, afirma que ao menos 60% das senhas estão funcionando. De acordo com a imprensa russa, a Google negou que tenha sido invadida recentemente e que esse vazamento seja algo recente. Por isso, a notícia deve ser tratada como um rumor e, se confirmado, o vazamento pode não ser tão perigoso quanto parece.
Isso porque, a partir de uma análise superficial, descobriu-se que várias das contas em espanhol, inglês e russo são bastante antigas. O próprio Google afirma que os perfis foram roubados ao longo dos anos por ataques individuais de hackers ou golpes como phishing — e algumas até já estariam desativadas ou abandonadas faz tempo.
Além disso, a postagem original foi bastante editada: primeiro, as senhas foram apagadas e só os logins estavam disponíveis para conferência. Agora, a página inteira da publicação está bastante instável. No mesmo fórum, supostas contas dos serviços Mail.ru e Yandez também foram postadas nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário